O que é um bot de spam? | Como se espalham os comentários e as mensagens de spam

Segurnça Sistema

O que é um bot de spam?
De um modo geral, os bots são programas de computador que executam tarefas repetitivas e geralmente operam pela Internet. Um bot de spam é um tipo específico de bot que envia (ou ajuda no envio) de mensagens de spam. Um bot de spam também pode postar spam em vários lugares onde os usuários interagem on-line, como plataformas de mídia social ou fóruns.

Spam é qualquer mensagem inadequada ou indesejada que é enviada a um grande número de usuários. Normalmente, o spam envolve anúncios de produtos indesejados, backlinks irrelevantes (para tentar aumentar o site vinculado nos resultados dos mecanismos de pesquisa) ou coisas mais sinistras, como golpes ou downloads de malware. O spam também pode ser qualquer conteúdo irrelevante e entregue em grandes volumes.

Como as chamadas eletrônicas que atormentaram muitos consumidores nos últimos anos , a maioria dos spams on-line é totalmente automatizada pelos bots de spam. Os usuários não estão interagindo com uma pessoa real quando encontram o trabalho manual de um bot de spam, mesmo que o bot pareça “responder” às interações do usuário. Em vez disso, os bots de spam espalham mensagens pré-programadas ou seguem scripts de conversação pré-programados para interagir com os usuários.

Como os bots de spam funcionam?
Os bots de spam podem criar contas falsas em fóruns, plataformas de mídia social, aplicativos de mensagens ou provedores de hospedagem de e-mail. Às vezes, eles tentam disfarçar suas atividades como provenientes de um usuário real. Como a criação de uma conta de usuário geralmente envolve apenas o preenchimento de alguns campos (nome, endereço de email etc.), os invasores programam bots de spam para preencher esses formulários automaticamente – uma tarefa relativamente simples para um programador experiente. Algumas plataformas oferecem CAPTCHAs ou desafios semelhantes para impedir que os robôs criem contas, mas essas defesas não são infalíveis.

Depois que os robôs de spam tiverem uma conta ou tiverem acesso a uma plataforma, eles começarão a enviar mensagens de spam de acordo com um conjunto de regras predeterminadas (pelo criador do bot).

Outros tipos de bots de spam podem ajudar os remetentes de spam sem realmente enviar as mensagens de spam. Alguns bots de spam coletam endereços de e-mail ou números de telefone para fornecer alvos para remetentes de spam – eles examinam a Web, raspam as informações de contato e as salvam em um banco de dados.

Como os bots são usados ​​para spam de e-mail?
Os remetentes de spam de e-mail precisam de tantos endereços de e-mail quanto possível. A coleta de endereços de email é realizada por bots que examinam páginas da Web, procuram texto que segue o formato do endereço de email (texto + @ símbolo + domínio) e copiam esse texto no banco de dados de destinos do remetente de spam.

Depois que os remetentes de spam tiverem um banco de dados de endereços de email, eles poderão enviar emails de spam. Geralmente, os emails de spam são de natureza criminosa, tentando espalhar malware ou roubar credenciais da conta por meio de phishing . Os spammers podem usar uma técnica chamada falsificação de e-mail para fazer parecer que seus e-mails vêm de uma fonte legítima.

Os spammers nem sempre usam bots para coletar endereços de e-mail – eles podem obter listas de e-mail de vários outros lugares. Eles podem comprar listas (geralmente na Dark Web), roubam o banco de dados legitimamente obtido de uma empresa ou podem induzir os usuários a fornecer seu endereço de email.

O que é spam de comentários?
Spam de comentário é qualquer spam que apareça na seção de comentários gerados pelo usuário de um site. Alguns bots de spam procuram e publicam seções de comentários que não exigem uma conta de usuário para participação em um encadeamento. Isso é mais fácil se o fórum não tiver verificação suficiente para verificar se um comentarista é um usuário humano, mas alguns bots podem passar por essas proteções, mesmo que estejam presentes.

Outras vezes, os bots criarão contas de usuário falsas e deixarão comentários – e se uma conta for encerrada, eles criarão outra. Dessa forma, os spammers podem automatizar o processo de promoção e publicação de spam.

Se esta tendo problemas com spam entre em contato com Turris, que podemos resolver !