Integração de sistemas – Como vencer este desafio?

integração de sistemas

Não é mais novidade para ninguém que os sistemas de informação tornaram-se essenciais para o bom funcionamento no ambiente de negócios das mais diversas organizações. Quanto maior a empresa maior e mais complexo são os seus sistemas de informação. São sistemas que controlam o estoque, financeiro, fluxo de trabalho, almoxarifado dentre outros. Outra tendência são os chamados sistemas standalone, ou seja, sistemas que trabalham sozinhos, independente de outros.

Um grande desafio que você irá enfrentar é o de integrar todos estes sistemas, principalmente quando eles foram desenvolvidos por fornecedores e/ou tecnologias diferentes. Integrar as informações desses sistemas tornou-se uma tarefa muito importante para que os sistemas possam fazer com eficiência o que se propuseram a fazer.

Neste artigo, irei abordar 4 pequenas dicas de como integrar estes sistemas da melhor forma, e como a Turris Tecnologia poderá lhe auxiliar neste processo.

Dica número 1 – Certifique-se de possuir toda a documentação bem como os fontes dos sistemas contratados. Um dos pontos que mais enfrentamos dificuldades é quando precisamos integrar sistemas dentro de uma empresa em que a mesma não possui nem a documentação nem os fontes atualizados dos seus sistemas. Isso é um grande problema, pois torna-se muito difícil saber de onde vem e para onde vão as informações. “Em projetos que trabalhamos na Turris, procuramos sempre deixar o cliente com acesso aos seus fontes bem como procuramos manter uma documentação atualizada para o cliente”, salienta Thiago Ferreira gerente de projetos da Turris Tecnologia.

Dica número 2 – Procure envolver os usuários chaves dos sistemas envolvidos – Um grande  de decidir integrar os sistemas. Este envolvimento é extremamente importante, para que não se cometa o erro de buscar informações redundantes e/ou irrelevantes. Procure certificar-se de sempre envolver pelo menos 1 usuário chave no processo de levantamento dos requisitos.

Dica número 3 – Procure equilibrar os processos da empresa com o Sistema – “Muitas empresas que nos procuram não deseja alterar ou trocar os seus processos internos, elas desejam que o sistema se adeque aos seus processos” comenta Rogelio Martines, gerente comercial da Turris Tecnologia. Desenhar uma integração que se encaixe perfeitamente nos processos já implantados, maduros e atualmente em vigor na organização é um desafio a ser encarado, entretanto encontrar um equilíbrio entre os processos internos da empresa e os processos do sistema torna-se um desafio ainda maior. Procure sempre um equilíbrio para que nem os processos da empresa sejam prejudicados ou descartados e  nem o sistema se torne algo inviável.

Dica número 4 – Como a Turris Tecnologia pode me auxiliar neste processo? – Com profissionais qualificados e certificados com mais de 20 anos de mercado, a Turris Tecnologia já participou de mais de 50 projetos que necessitaram de integração de sistemas. Nosso amplo conhecimento de processos bem como de software nos permite ter uma visão holística  no que há melhorar para o cliente. “Procuramos sempre envolver o cliente ao máximo na definição do escopo do projeto”, cita Rogelio Martines.

Se você ainda não conhece nosso trabalho, te convido a visitar o nosso site www.turris.com.br e conhecer um pouco dos projetos que já desenvolvemos, ou entre em contato pelo nosso email [email protected]. Teremos o imenso prazer em lhe atender.