Como a Inteligência Artificial pode ajudar na sua rotina?

como-a-inteligencia-artificial-pode-ajudar-na-sua-rotina

Atualmente, falar em inteligência artificial é cada vez mais comum. O que antes só aparece em filmes e séries de TV, hoje já faz parte da vida de muitos sistemas e empresas – e não raras vezes, até mesmo de nossa vida cotidiana.

O que nem sempre fica claro nessa relação, no entanto, é como a inteligência artificial atua para nos auxiliar. Isso acaba reduzindo nossa capacidade de integrá-la a processos operacionais e analíticos que poderiam ser extremamente benéficos para uma rotina.

Por isso, no artigo de hoje vamos citar algumas formas como o uso de inteligência artificial pode auxiliar em sua rotina na prática, para que você considere inserir em seu software! Confira:

Redução do tempo gasto em tarefas repetitivas

Muita gente nem mesmo compreende bem o impacto da inteligência artificial em uma rotina de trabalho. Quando dotada de capacidade de aprendizado, essa tecnologia “observa” as ações executadas em um sistema, e em qual contextos elas são realizadas. Assim, sempre que o contexto for equivalente a outros já estudados, ela sugere ou, até mesmo, executa automaticamente uma ação.

Desta maneira, longa repetições de preenchimento de fichas, tabelas repetitivas e, até mesmo, tarefas manuais podem ser poupadas e realizadas rapidamente pelo próprio software. Isso poupa trabalho e reduz oportunidades de preenchimentos equivocados.

Alertas para erros que geram retrabalho

Toda empresa com formulários cheios de campos já passou pela dor de cabeça de perceber que alguma informação importante foi preenchida de maneira equivocada. Este é o tipo de problema clássico para uma inteligência artificial, que percebe quando uma informação não condiz com as características inseridas, e gera um alerta imediatamente. Assim, é possível corrigir o erro logo, e evitar futuros transtornos para correr atrás do prejuízo!

Otimização de recursos por meio de análise preditiva

A análise preditiva é um dos campos da ciência de dados que utiliza a inteligência artificial para um modelo de aprendizado, percepção e aplicação de recursos aprendidos. Fora do tecniquês, isso quer dizer que o sistema interpreta a utilização de recursos – seja dinheiro, horas de trabalho, maquinário, veículos, etc – e sugere forma de uso que sejam mais eficientes para o seu negócio.

É como ter uma equipe altamente treinada analisando seus dados 24 horas por dia, para tomar a melhor decisão!

Cálculos de estoque ideal

Se o seu negócio conta com um estoque, a boa notícia é que o melhor ficou para o final! Já pensou na possibilidade de saber exatamente quanto você precisa de estoque para vender toda a demanda provável de um produto, mas não ficar com ele sobrando no fim do período?

A inteligência artificial permite analisar o comportamento de compras de consumidores por períodos, e encontra padrões de consumo para que você prepare o estoque ideal para cada época, com cada produto em seu catálogo.

É claro que, para isso, você precisa ter dados passados a serem analisados, ou treinar a máquina ao longo do tempo com a inserção de dados. Normalmente, isso pode ser feito diretamente em integração ao sistema que você já utiliza, ou, se o seu sistema for personalizado, ele pode ser adequado para funcionar em conjunto!

 

E você, já utiliza ou já pensou em algum uso para um sistema com inteligência artificial que se encaixe diretamente em sua rotina? Comente neste post e compartilhe suas ideias!