A segurança a partir do simples: boas práticas para proteger seu negócio

a-seguranca-a-partir-do-simples-boas-praticas-para-proteger-seu-negocio

Pode parecer até brincadeira, mas a segurança do seu negócio pode começar com os atos mais simples, como ter cuidados básicos com sua senha e com os acessos em seu sistema. E essa é uma grande realidade: a maior parte das invasões ainda partem da chamada “engenharia social”, que consiste na obtenção de algum dado importante por um elemento humano, seja através de um golpe, uma fraude, ou uma mera conversa.

E quem acha que esse é um assunto do passado se engana: há poucos dias, foi revelado que o próprio presidente dos Estados Unidos teve sua conta do Twitter invadida. O método da invasão foi simplesmente uma tentativa de adivinhação feita por um especialista de segurança, que chutou “maga2020!”, que era o mote (Make America Great Again) da última campanha do presidente, e acertou em cheio.

Pode parecer engraçado, mas todos estamos sujeitos a deslizes bobos. Por isso, retomar o básico vem sempre a calhar. Confira a lista de boas práticas de segurança que preparamos para você proteger seu negócio a partir do básico:

O uso de uma boa senha

Essa dica é óbvia, e talvez até um pouco exagerada. Mesmo assim, como comentamos no início deste artigo, o presidente da maior economia mundial teve sua conta invadida pelo uso de uma senha óbvia demais. E isso é algo importante: o que pode parecer uma boa senha para você, talvez seja facilmente identificável por outros.

Escolha senhas que não sejam relacionadas puramente a fatores de sua vida, que mesclem letras maiúsculas e minúsculas, números, e caracteres especiais, sempre que possível.

Troca regular de senhas

Mesmo que você faça tudo certo, há grandes chances de alguma plataforma que você utilizar ter dados vazados online. Neste caso, não importa quão boa for sua senha: ela estará exposta para quem quiser invadir sua conta.

Por isso, uma boa prática é lembrar de trocar tocas as suas senhas de tempos em tempos. Se isso for muito difícil, há aplicativos acessíveis que ajudam você a gerenciar sua conta.

Não utilizar senhas idênticas para contas diferentes

Como falamos no tópico anterior, há vezes em que o vazamento de sua senha nem mesmo depende de você. Se isso acontecer e você for invadido, é essencial que outras contas não estejam expostas em conjunto, em função da utilização de uma única senha

Não desabilite procedimentos de segurança

Sabe aqueles procedimentos de segurança chatos, que parecem só atrapalhar você na hora de entrar em sua conta? Não os desabilite por pura conveniência! Eles existem para proteger sua conta. Se são burocráticos para você, que sabe as senhas e tem todos os procedimentos à mão, pode-se imaginar a dificuldade que um invasor teria para tentar entrar em sua conta, certo?

Gerencie o acesso de cada usuário com cuidado

Em um sistema empresarial, com vários usuários, a gestão correta deles é essencial. Cada usuário deve ter acesso somente ao que precisa utilizar diretamente, e nada mais. O responsável pelo suporte não deve ter acesso a informações financeiras de colegas, e a equipe operacional geralmente não precisa ter acesso a dados de clientes. Isso evita vazamentos de dados, bem como uma enorme dor de cabeça.

Desabilite acessos não necessários rapidamente

Igualmente importante a gerenciar corretamente os acessos, é restringir acessos que não devem mais existir. Isso é especialmente verdadeiro quando usuários do sistema vão encerrar sua participação naquela empresa ou projeto, que costumam ser situações de uso sensíveis.

 

Prepare-se para seguir essas dicas e viver com muito mais segurança em relação ao seu gerenciamento de senhas! Se você tem mais dicas, compartilhe com a gente nos comentários!