Fabrica de Software

DevOps (amálgama de Desenvolvedor e Operações)

3
Escrito por turris

A ideia central por trás do conceito é colocar os times de desenvolvimento e operações trabalhando juntos, sob uma mesma cultura, práticas, ferramentas e linguagens

usque pela definição de DevOps e você provavelmente encontrará relação com uma coleção de outras buzzwords como “agilidade”, “administração de sistemas” e “lean”, que na verdade não te dizem nada.

A ideia central por trás do DevOps é colocar os times de desenvolvimento e operações trabalhando juntos, sob uma mesma cultura, práticas, ferramentas e linguagens. Isso talvez soe óbvio, mas pense por um instante sobre como isso tradicionalmente é feito.

O time de operações é responsável por manter as coisas funcionando, garantindo confiança e alta disponibilidade. A forma mais simples de garantir isso, é prevenindo mudanças nos ambientes. O trabalho dos desenvolvedores é justamente o contrário, criar mudanças. Desde o início, os motivadores destas duas áreas sempre foram desalinhados. Os primórdios do movimento DevOps está ligado à ideia de derrubar os muros que historicamente sempre separaram estas duas equipes.

http://www.turris.com.br

Powered by themekiller.com