Sem categoria Tecnologia da Informação

Tecnologia no comércio varejista. Como oportunidade para o pequeno negócio

Escrito por turris

As tecnologias estão evoluindo a ponto de definirem como os varejistas empreendem no mercado e também como os consumidores interagem com as marcas. Atualmente, o contato com o cliente se dá por inúmeros canais, tanto físicos quanto digitais. Essa mudança na experiência de compra, que continua evoluindo com inovações constantes, tanto oferece novas oportunidades de negócios para os varejistas como pode representar ameaças aos seus modelos de negócios. O Relatório de Inteligência deste mês apresenta as mudanças ocorridas no comércio varejista decorrentes do surgimento de novas tecnologias, bem como algumas opções que podem ser empregadas tanto na gestão do negócio quanto no atendimento ao cliente

Principais mudanças Com o avanço das tecnologias, o setor do varejo precisou se reestruturar. Esse processo começou com as atividades operacionais, a fim de organizar a gestão dos processos das lojas (organização de informações financeiras, estoque etc). Aos poucos, as tecnologias foram sendo adaptadas para fornecer informações estratégicas, permitindo personalizar o atendimento ao consumidor. Atualmente, as possibilidades disponíveis pela tecnologia são inúmeras. Cabe ao empresário avaliar e selecionar a que melhor se encaixa ao seu negócio, de forma a estimular o consumo, oferecendo uma experiência única ao cliente.

” Há dois fatores essenciais que ditam o ritmo da transformação que vem acontecendo: a convergência viabilizada pela internet e a mobilidade. Hoje, o consumidor quer interagir com as marcas, consumir conteúdo e realizar suas compras, independentemente do canal ou do dispositivo escolhidos”.

 

JEAN KLAUMMAN, VP DE OPERAÇÕES DA LINX, EM ARTIGO PARA O SITE O NEGÓCIO DO VAREJO

Tendências tecnológicas No comércio varejista Varejistas X tecnologia Estar atento a novas tecnologias e às tendências do setor é primordial para que o empresário de pequenos negócios sobreviva em um mercado tão concorrido como o do varejo.

Tecnologias móveis (celulares, tablets e wearables) Loja inteligente Sapati – Sapataria Inteligente A utilização de equipamentos móveis, portáteis e integrados, como celulares e tablets, é cada vez mais comum aos hábitos de consumo dos brasileiros. Por meio de aplicativos, os varejistas proporcionam diferentes experiências de consumo aos clientes, como facilidade na localização de lojas; visualização de diferentes modelos de um mesmo produto, bem como sua disponibilidade na loja; comparação de preços e alertas de promoções customizadas, entre outros. Além dos celulares e tablets, os wearables, como Google Glass e Apple Watch, são tecnologias vestíveis, com alto poder de processamento, que podem ser grandes aliados do varejo, facilitando o atendimento e o pagamento nas lojas físicas. Saiba mais sobre as aplicações desses dispositivos no artigo Tecnologias móveis no varejo: celulares, tablets e agora os “wearables”, do Tecnovarejo.

 

 

 

Powered by themekiller.com