Desenvolvimento Fabrica de Software Tecnologia da Informação

Sem Estresse: InfoPath estará incluído no SharePoint 2016

Sharepoint 2016
Escrito por turris

Grande parte das aplicações web são compostas por um componente largamente utilizado em sua construção: formulários. Um exemplo prático: em um aplicativo de controle financeiro pessoal, o usuário informa os seus dados bancários, pessoais e consegue, através de suas funcionalidades, classificar algumas de suas principais transações, bem como definir um planejamento de gastos e ganhos. Tudo isto ele consegue por preencher um formulário que, ao ser enviado para o servidor, processa os dados e retorna com os resultados pertinentes.

No caso da plataforma SharePoint, uma solução apresentada e que tem sido amplamente utilizada para criar, distribuir e manter os formulários de aplicações web é o InfoPath. Sua principal função é agilizar o envio de dados através de documentos XML, operando de maneira rápida e segura. A ferramenta teve seu lançamento em 2003, e até então, foi a solução principal para desenvolvimento de formulários.

Contudo, surgiu em 2014 um embate que pode ter sido decisivo para todos que utilizam da plataforma SharePoint para desenvolver suas soluções e aplicativos. A Microsoft anunciou que um novo serviço seria disponibilizado para este fim: o FoSL (Forms on SharePoint Lists), voltado para a plataforma SharePoint on-premises e online. Concomitante com esta nova solução, foi acordado também a exclusão dos serviços da InfoPath, que se encerrariam em sua última versão, a 2013. Isto causou um certo incômodo por parte dos usuários e desenvolvedores, visto que o InfoPath tem sido a principal ferramenta utilizada para formulários, e que comprometeria e muito a manutenção das aplicações SharePoint utilizando estes serviços.

Tendo em vista este cenário instável, a Microsoft divulgou uma nota informando que as aplicações desenvolvidas no SharePoint 2016 estarão com suporte ao InfoPath em sua última versão (2013) e que o suporte a esta solução seria estendido até 2023. Isto também é uma garantia para aqueles que gostariam de migrar suas aplicações para a nova versão do SharePoint, sem enfrentar problemas com os formulários desenvolvidos. Contudo, o FoSL ainda será lançado, e os desenvolvedores terão a possibilidade de adaptar os formulários de seus aplicativos utilizando-se desta ferramenta, ou outras opções, como o Nintex Form, Formotus e outros.

Seja qual for os avanços e mudanças que apareçam, a Turris Tecnologia estará sempre atualizada, a frente de seus concorrentes, comprometida a fornecer para seus clientes as melhores soluções na plataforma SharePoint. Estamos preparados para adequar nossas ferramentas e recursos, com o intuito de sempre fornecer a você soluções e aplicativos de alta qualidade, atualizados, robustos e confiáveis. Entre em contato conosco e solicite já um orçamento.

Powered by themekiller.com