Tecnologia da Informação

Como escolher um provedor de soluções de nuvem: sete itens a serem buscados

Escrito por turris

O uso de soluções de nuvem pode ajudar sua pequena ou média empresa a funcionar mais rápido, reduzir os custos e adotar a tecnologia mais recente, tudo isso sem ter que comprar novos hardwares ou aumentar excessivamente sua carga de gerenciamento.

Porém, você não pode se contentar com qualquer provedor de soluções. O que está em jogo é sua empresa. Soluções mal projetadas ou para consumidores (pessoas físicas) não fornecem a segurança, a potência e a confiabilidade de que você precisa.

Se você está apenas começando ou se está prestes a dar o próximo passo, aqui estão alguns itens a considerar ao escolher seu provedor de soluções de nuvem.

É uma empresa forte e confiável em geral?

Quase qualquer empresa pode criar uma solução de nuvem e oferecê-la em todo o mundo, mas isso não significa que mereça a confiança de sua empresa. Você precisa de um provedor de soluções com um forte histórico e a integridade financeira para continuar a longo prazo. O provedor adota práticas de governança e gerenciamento de risco? Realiza auditorias para provar que pode cumprir as normas regulamentares e de conformidade? Oferece contratos de nível de serviço com apoio financeiro? As respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a decidir se o provedor de soluções de nuvem para pequenas empresas que você encontrou é maduro o suficiente para atender às suas necessidades de negócios.

Ele entende sua empresa?

Confira estudos de caso da empresa e a lista de clientes. Ele precisa ter experiência significativa no suporte a empresas em seu setor específico e a tecnologia certa para atender às suas necessidades reais.

Ele fornece as informações de que você precisa?

O ideal é que as soluções de nuvem operem de forma autônoma, mas você ainda precisa de informações para orientar suas decisões do dia a dia. Uma solução respeitável fornecerá relatórios de desempenho que mostram como ela está se saindo e formas de rastrear e monitorar serviços, alterações interrupções e todos os outros aspectos pertinentes das ofertas. Busque relatórios direcionados às suas necessidades, que sejam detalhados o suficiente para que você possa tomar decisões, sem sobrecarregá-lo com informações técnicas.

A cobrança é clara e precisa?

Os serviços na nuvem geralmente são pagos como serviços públicos: você compra apenas o que usa. Você precisa ser capaz de monitorar o uso com precisão, para que não receba cobranças inesperadas. Eles também devem fornecer suporte de fácil acesso para questões relacionadas à cobrança, caso haja discrepâncias.

A tecnologia atende às suas necessidades?

Independentemente do motivo pelo qual você usa soluções de nuvem (email, armazenamento, produtividade, análise de dados), existem alguns recursos técnicos que qualquer provedor de soluções respeitável deve ter. As soluções de nuvem para pequenas empresas devem ser fáceis de implantar, gerenciar e atualizar, para simplificar essas tarefas para você. Conexões de back-end, como APIs (interfaces de programas aplicativos), usarão os padrões do setor para serem compatíveis com as soluções existentes.

Há suporte a soluções híbridas?

Uma solução híbrida combina perfeitamente a tecnologia local (como servidores físicos) e a tecnologia de nuvem. Por exemplo, muitas empresas optam por manter alguns dados em sua própria infraestrutura por razões de conformidade, aproveitando a nuvem para analisar esses dados. Há muitos outros cenários híbridos, e mesmo que você não planeje usá-los inicialmente, convém escolher um provedor de soluções que possa ajudar a maximizar a flexibilidade futura.

Ele leva a segurança a sério?

Embora a segurança muitas vezes seja uma das principais preocupações ao se adotar soluções de nuvem inicialmente, a maioria dos principais provedores de soluções de nuvem pode fornecer um nível mais alto de segurança do que o nível que uma pequena ou média empresa típica pode conseguir por conta própria. Ainda assim, existem alguns recursos específicos que você deve buscar ao fazer sua escolha. Primeiro, ele precisa ter políticas e procedimentos de segurança abrangentes para controlar o acesso a seus sistemas e deve ser capaz de lhe informar quais são essas políticas e procedimentos. Um gerenciamento robusto de identidade pode impedir alterações não autorizadas em aplicativos e dados. O backup de dados é crucial. Também é fundamental saber o que o fornecedor fará com suas informações se você optar por deixar de usá-lo. Além disso, você deve ter certeza de que ele pode proteger suas informações, mesmo em caso de desastre.

Antes de usar seu cartão de crédito corporativo para se comprometer com um provedor de soluções de nuvem, reserve algum tempo para fazer uma análise mais profunda do provedor e garantir que ele é de confiança. Leia avaliações, converse com clientes cuja situação é semelhante à sua e confie em seu instinto. O provedor de soluções certo torna-se um parceiro para você e pode oferecer uma vantagem estratégica de longo prazo para sua empresa. Portanto, vale a pena escolher com cuidado.

 

www.turris.com.br

Powered by themekiller.com